DE SALTO ALTO
Não precisa ser um cientista para atestar que um par de sapatos de salto alto pode causar um belo efeito na libido masculina. Mas uma pesquisa sugere que usá-los pode fazer maravilhas na vida sexual feminina também.
Por Renata Maranhão para Avianca Em Revista #25
Desde sua criação (não há informações de quem foi o precursor) no século 17, foi amplamente usado na corte do rei Luís XIV, da França. Por ser baixinho, adorava sapatos que pudessem deixá-lo mais alto. Apesar disso, o salto ficou de fato conhecido e no reinado seguinte, Luís XV não só levou a fama, como também virou nome de um tipo de salto.
Mas os malefícios deste tão belo fetiche também ficaram famosos. Por exemplo, uma pesquisa feita em 1999 por uma ortopedista especializada em pés e tornozelos, afirma que usar saltos altos reduz a participação do calcanhar na sustentação do corpo, sobrecarregando os dedos. A Dra.Cibele Réssio verificou também: quanto maior a frequência, os pés ficam calejados e podem até mesmo apresentar deformidades ósseas, como a joanete ou os dedos em garra (sem falar nas dores nos pés e pernas).
Porém, como já dizia aquele velho ditado em inglês: No pain, no gain (sem dor, sem ganho) e uma urologista italiana que adora saltos quis achar coisas positivas nesta vestimenta feminina. E conseguiu!
Em fevereiro de 2008, Dra. Maria Cerruto publicou seu estudo na revista European Urology. Saltos altos fortalecem os músculos da zona pélvica e estão diretamente ligados aos músculos do prazer e do orgasmo. Com saltos, se encontram em uma excelente posição, podendo melhorar a força e a capacidade de contrair.
Ok, a parte que chama mais atenção é esta que acabei de citar, mas o estudo também ressalta o benefício à bexiga e ao útero; músculos que se enfraquecem com a gravidez, parto e idade. Pois Dra. Cerruto nos deu a solução mais simples do mundo: simplesmente usar saltos.
Até Manolo Blahnik (designer de sapatos com saltos vertiginosos e amplamente adorado no meio fashion) aplaudiu. Disse que por anos foi assombrado pelos malefícios do salto, de como fazem mal à postura e sempre achou contraditório. Sua mãe usava saltos até os 87 anos e era maravilhosa. O exemplo vivo de que saltos faziam bem.
Mas eu acho que tudo tem um limite. Qualquer salto acima de 9 cm é muita coisa. Você já anda com dificuldade e deixa de ser elegante.
Com tudo isso, pude entender finalmente o porque da preferência do príncipe pela Cinderela (rejeitando as filhas da madrasta): só ela possuía pés e sapatos de salto tão perfeitos que tirariam qualquer um do sério.