Revista Brasil Travel News #240 Bateria Recarregada

Bateria Recarregada


Por Renata Maranhão para Brasil Travel News 240


Sabe aquela idéia comum, de conhecimento de todos, que depois de uma viagem de férias deveríamos tirar mais alguns dias para descansar? Pois bem, hoje resolvi dar algumas dicas de como se renovar de maneira simples, natural e o melhor de tudo: econômica!

Um estudo recente da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, apontou o aroma do limão como um excelente “despertador de atenção”! Como assim? Na pesquisa, referem-se à produção de norepinefrina – hormônio associado à energia – com a inalação do aroma. Portanto, uma essência, gotinhas de óleo e, por que não um perfume cítrico? Pequenas ajudinhas na nossa energia. 

Sabe-se que o combustível errado piora o desempenho da máquina. Ora, com o corpo humano não é diferente. Pratos gordurosos e outros sugadores da “sua pilha” são evitáveis. Porém, qual a graça? Pois é, a vida é feita de escolhas e nesse caso, você pode escolher pelo pico de energia que o açúcar proporciona (seguido por um cansaço ainda maior) ou, para conseguir o efeito inverso, escolha os “bons carboidratos” - fibras! Pães, grãos, cereais e sementes de linhaça moída (que você pode levar em qualquer viagem), ainda dá um upgrade na memória. A energia sentida não é tão explícita, mas sim, duradoura; com a vantagem do seu organismo funcionar melhor, mesmo em ambientes diferentes (especialmente para os mais tímidos).

O café é o nosso conhecido de cada dia e degustá-lo pode ser um bom momento socializador. É permitido exagerar, porém, em doses homeopáticas. É verdade! Pesquisadores da Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos, contam que pequenas doses distribuídas ao longo do dia ajudam a manter-se desperto por até 28 horas. Nutricionistas afirmam que o chá verde contém cafeína, estimula e acelera o metabolismo. Por falar em líquido, manter-se sempre hidratado também diminui a sonolência. 

A personal Ana Paula Gomes indica: “Alongue, espreguice, respire devagar e profundamente. Faça também uma caminhada de 20 minutos ao ar livre”. Aninha diz que isso é o suficiente para renovar a energia e aumentar a produção de hormônios do bem-estar, como a endorfina. Alongamento também é a opinião de Fernando Pindá, mestre de jiu-jitsu (que acredite ou não, quer dizer “arte suave”). Pindá sugere alongar para soltar a musculatura e exercícios respiratórios, como inspirar lentamente pelo nariz e soltar pela boca. E o inverso, inspirar pela boca e soltar pelo nariz.

Voltando à viagem de férias, acabaram-se as desculpas para uma viagem mais longa. Guarde essas dicas e curta ao máximo cada segundo. Otimize sua energia com essas humildes dicas e depois me conte como foi.

What's App