Revista BEACH & CO #143 Isla Mujeres – La isla bonita

Isla Mujeres – La isla bonita


O rendez-vous perfeito entre as areias brancas do Caribe Mexicano e a água de azul sem igual. Além do charme rústico de uma cidade que ainda resiste ao comércio.

por  Renata Maranhão (texto e fotos) para BEACH & CO 143 


É um lugar privilegiado no mundo, onde o tempo passa devagar e as férias dos sonhos tornam-se realidade. Com riqueza natural e cultural única, é uma das quatro ilhas de território Maya que pertence ao estado de Quintana Roo. Fica a 20 minutos de ferry boat de Cancun e a travessia custa 15 dólares. Com apenas 7 quilômetros de comprimento, a ilha mantém o charme rústico de uma cidade que não foi invadida pelo grande comércio. É possível alugar uma bicicleta ou carro de golfe por apenas algumas horas, tempo mais do que suficiente para desbravar a área repetidas vezes. 

O lugar é perfeito para passar o dia, mas se estiver em boa companhia, pode se deliciar com o mais encantador pôr-do-sol do México, com lojas de artesanato ou os bares e restaurantes a perder de vista. Em um deles, a placa declara: 89 Milhas de Cuba - o ponto do México mais próximo de Cuba. Porém, fique atento, pois o comércio fecha antes de escurecer e se deixar para comprar seu souvenir depois, corre o risco de ficar sem.

O santuário
da deusa Ixchel


Historicamente é uma ilha de pescadores e serviu como santuário para uma deusa. Mantém o mesmo charme e atmosfera tranquila de quando foi descoberta por uma expedição espanhola em 1517. Na época, foram encontradas várias estátuas femininas pela ilha que representavam a deusa Ixchel, deusa maia da fertilidade, da razão, da medicina, da felicidade e da lua e de suas filhas e enteadas. Eram tantas mulheres representadas em rochas, mármores e ouro, que o nome Isla Mujeres pareceu até natural. Por 300 anos foi uma ilha deserta, visitada apenas por pescadores e piratas, para deixar suas mulheres em segurança enquanto ficavam em alto mar.

Nadar com
tubarões baleia


Visado pela indústria pesqueira, o tubarão baleia sempre foi fácil de se capturar, pelo nado lento e natureza dócil. O tamanho da população é desconhecido, mas são considerados em perigo de extinção pela IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

O que faz de Isla Mujeres é um lugar especial no mundo, pois todos os anos testemunha um grande espetáculo da natureza, parecendo até que a extinção é uma realidade distante. Nos meses de maio, junho e julho, entre a lua cheia e os quartos crescente e minguante, acontece uma grande desova de caranhos gigantes, ciobas e bonitos, transformando essas águas em uma grande sopa de ovas. E centenas (cen-te-nas) de tubarões baleia se reúnem para se esbaldar do banquete - às vezes acompanhados por grupos de raia manta. Essa época do ano é conhecida e celebrada como Festival Do Tubarão Baleia, podendo se estender até setembro.

E esta pequena comunidade de pescadores percebeu que no turismo, o mesmo tubarão baleia pode render milhares e milhares de dólares por uma vida inteira - já que estima-se que pode viver até 130 anos. Já quando é pescado, aquele tubarão gerará dinheiro apenas uma vez.

Os pescadores substituíram seus antigos barcos por lanchas modernas e hoje levam os gringos pra nadar com os tubarões baleia. A espécie pode chegar a medir 18 m, mas na região não ultrapassam 10 – mesmo assim ainda é grande. Mas apesar do tamanho, são dóceis, inofensivos e os diminutos dentes que têm não são nem usados, pois aquela gigantesca boca serve apenas para sugar ovas de peixes, plânctons, krills e outros invertebrados. E não se preocupe, ele jamais vai te engolir. Isso é apenas uma fantasia deixada na cabeça pelas histórias de Pinóquio ou Moby Dick na infância. 

Nesta ilha da Riviera Maia, os visitantes podem nadar com os tubarões baleia e participar do esforço de proteger e estudar a espécie, enviando fotos tiradas durante a visita para o projeto internacional que a organização Ecocean desenvolve. Crianças, jovens e até os mais velhos podem interagir na água, sem o menor perigo para o homem. Basta apenas saber nadar.

História de Pescador:

Várias histórias rodeiam os tubarões baleia da região. Não são encontradas em livros, mas na boca de pescadores e nativos. Por um lado, falou-se que com a diminuição da população do tubarão tigre na região (que comeria os filhotes dos tubarões baleia), os grandões puderam se reproduzir a vontade, daí a grande concentração em Isla Mujeres. Um desequilíbrio ecológico "do bem". Mas a história do ex-pescador Ruben Peña parece ser mais convincente. Ele atesta que os tubarões baleia sempre estiveram por ali. Quando pequeno, o pai já o levava para nadar com eles e, hoje, aos 48 anos de idade, ele leva os filhos. A atividade se transformou em negócio há 10 anos. Foi quando ele deixou de ser pescador e se transformou no capitão do barco SeaHuauhuau.


Lojas com qualidade
e preço baixo


Para compras, Isla Mujeres oferece as mesmas coisas que as lojas de turistas de Cancun ou Cozumel, porém são mais baratas, para encorajar os visitantes a comprar as coisas lá, ao invés de qualquer outro lugar. As ruazinhas de lojas e restaurantes são fáceis de achar. Não é preciso mapa, pois é impossível se perder. Se decidir pernoitar, o Hotel Playa La Media Luna é uma boa opção “pé na areia”. Um lugar charmoso, aconchegante, com uma vista incrível, aproveitada pela piscina de fundo infinito. Como o próprio nome diz, a praia forma uma meia lua natural, por conta da formação dos corais. Um rendez-vous perfeito entre a as areias brancas do caribe e a água de azul sem igual. 

Onde Se Hospedar:

Hotel Playa La Media Luna, Seción Rocas, Lotes 9 Y 10, Punta Norte, Smz. 1, Isla Mujeres, Q Roo, México, C.P. 77400, México., Tel: 52 (998) 877 07 59


Nadar com Tubarão Baleia:

Barco Sea Huauhuau – Caitão Ruben Peña

seahuahuau@hotmail.com


Para Saber Mais

www.visitmexico.com

What's App